Como escolher uma boa empresa de marketing?

O Ditado “se não está na internet não existe” nunca foi tão verdadeiro.

Desde o início da pandemia, as profecias sobre a digitalização do mundo se cumpriram, o processo de digitalização evoluiu muito e hoje, praticamente todo mundo já tem ou, pelo menos, sabe a importância de ter alguma presença digital.

Com o crescimento da demanda, cresceu a oferta.

Milhares de pessoas começaram a buscar cursos profissionalizantes online para compor a própria renda. Do dia para a noite — alguns seguindo as cartilhas dos próprios cursos que compraram — todos começaram a se denominar especialistas (mesmo com pouca ou nenhuma experiência).

E ai vem a pergunta, como fazer para encontrar uma boa agência ou profissional do marketing para auxiliar a sua imobiliária?

Eu acredito que esses são os principais pontos:

  1. Conhecimento amplo de Negócios
  2. Conhecimento específico sobre marketing
  3. Profissionalismo na execução do serviço
  4. Atendimento ágil
  5. Especialidade no mercado imobiliário
  6. Estão antenados com o que acontece no mundo

1. Conhecimento amplo de Negócios

O principal objetivo de se contratar uma agência de marketing é vender mais. Acredito que nisso, todos concordam. Mas o que não é tão óbvio é que o marketing não é responsável pelas vendas.

Dentro da escola de administração entendemos o processo comercial da seguinte maneira:

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O marketing atrai, o comercial converte.

O ponto é que fazer essa diferenciação (Daqui surge a eterna luta entre comercial e marketing para saber quem está errado) é muito difícil na prática.

Para isso, é necessário que a agência possua um amplo conhecimento de negócios também. Para entender a função do marketing, como ele se relaciona com as outras áreas da imobiliária e, até, dar dicas de como melhorar todo o processo de geração de receita para que os leads interessados realmente convertam.

Por exemplo, em uma imobiliária com mais corretores, faz mais sentido trabalhar com menos ruído na comunicação para conseguir leads mais baratos para o comercial trabalhar. Por outro lado, em uma imobiliária com time menor, gerar muitos leads só traria dor de cabeça. Nesse caso, trabalhar com mais ruído na comunicação (Criando várias etapas de qualificação) faz mais sentido. O lead virá mais caro, mas mais qualificado, além de tomar bem menos tempo dos corretores (Que estará envolvido em outras atividades além do atendimento do lead) para atendê-los e gerar vendas.

É por isso, por exemplo, que aqui na Chave Principal fornecemos um treinamento em CRM para todos os nosso clientes. Para ajudá-los a entender a necessidade de controle de leads. Coisa que não é muito comum nos negócios brasileiros — se você quer ler um artigo somente sobre CRM, clique aqui.

2. Conhecimento específico sobre marketing

Não adianta entender só de negócios e não conhecer a fundo as teorias de marketing. Os cursos profissionalizantes hoje são muito superficiais e ensinam uma receita de bolo pronta. Para entender como construir uma estratégia específica para cada cliente, adaptando a teoria as necessidades de cada um, é preciso entender os fundamentos.

É esse fundamento que vai permitir a agência agir como uma consultoria, não prestando somente um serviço passivo onde ela recebe a demanda e executa, mas onde ela consegue ajudar o empreendedor a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

É muito comum que o cliente veja um case de sucesso na internet e queira replicá-lo.

A função de uma agência de qualidade, é avaliar se esse case está de acordo com o momento ideal de cada cliente e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Existe uma hora de fazer cada investimento, e a cada momento, existe a hora de priorizar uma decisão.

[IMAGEM DO FUNIL DE VENDAS]

3. Profissionalismo na execução do serviço

Existem 2 grandes grupos de profissionais de marketing no mercado. Os profissionais da escola antiga, geralmente formados em publicidade. E os profissionais da escola nova, muitas vezes sem formação.

Os primeiros, possuem os fundamentos do marketing, mas não conhecem a linguagem nativa das redes sociais. Estão presos a época onde marketing era colocar outdoor e perderam o timing da inovação.

O segundo grupo são jovens, nativos, e dominam as redes sociais, mas, muitas vezes, falta o profissionalismo que eram encontrado nas agências mais tradicionais.

Encontrar agências que consigam equilibrar essas competências e entregar o melhor dos dois mundos é um dos maiores desafios atualmente.

Por isso, algumas dicas se você quer uma boa agência te auxiliando no seu negócio, pergunte sobre como funciona o método de execução do serviço. Existem processos? As decisões são baseadas em que? Se um funcionário sair hoje, como fica? Eles possuem algum sistema de gestão de tarefas? Como sabem que o trabalho está dando resultado?

4. Atendimento ágil

    Quantas vezes você já não mandou uma mensagem para sua agência e precisou esperar vários dias para receber a resposta?

    Uma boa agência de marketing entende a importâncias de estar disponível para o seu cliente e, em muitos casos, terá um profissional dedicado para executar essa função.

    É normal que exista ansiedade durante o processo de contratação de uma agência. Muitas vezes, o dinheiro destinado para o marketing é estratégico e o retorno esperado é necessário para o crescimento e bom funcionamento do negócio. Por isso, manter a comunicação constante é essencial para manter o cliente tranquilo e informado do passo a passo da comunicação.

    5. Especialidade no mercado imobiliário

    Um outro diferencial é encontrar uma agência que seja especialista no mercado imobiliário.

    Não tem como, vender um hamburguer de R$30 é muito diferente de vender um imóvel, mesmo que dos mais baratos, por isso, procurar alguém que entende as dores do seu mercado é indispensável.

    Se a agência não entende profundamente do mercado imobiliário, ela pode cair em erros comuns que uma agência especialista está mais familiarizada.

    Aqui na Chave Principal, por exemplo, os dois sócios fundadores tem atuação direta no mercado imobiliário. Rodrigo (CEO) foi corretor de imóveis, gerente, coordenador e até diretor de imobiliária. E João (COO) é investidor no mercado imobiliário, com uma ampla carteira de imóveis em São Paulo, Fortaleza e até Miami.

    6. Estão antenados com o que acontece no mundo

    “Dados são o novo petróleo” – Clive Humby

    Essa frase do matemático Clive Humby marcou o início de uma transformação como jamais havia sido vista na humanidade. A transformação digital, amplificado pela pandemia e exponencializada pela inteligência artificial mudou tudo.

    Quando falamos de Analise de Dados, por exemplo, as discussões deixaram de lado as opiniões e começaram a focar em quais dados existem para comprovar essas opiniões.

    Fazendo isso, a taxa de sucesso dos cases aumenta substancialmente porque o aprimoramento é feito em torno de algo paupável: dados.

    É por isso que estamos sempre de olho no que existe de mais avançado no mercado, olhando para os principais polos do mundo, como Tel Aviv e Vale do Silício, para trazer as inovações direto para a sua empresa.

    João Azar (COO), fazendo uma apresentação na Tel Aviv University sobre Estratégias de negócio.

    Conclusão

    Achou coisa de+? Se você está pensando “Rodrigo, mas eu nunca vou encontrar uma agência que entregue tudo isso” é porque você não conhece a Chave Principal.

    Aqui na Chave Principal nosso propósito é ajudar imobiliárias a venderem mais. Temos um método validado, aplicado em mais de 50 clientes, onde mapeamos e entendemos o que realmente funciona para o seu negócio.

    Nossos profissionais passaram pelas melhores salas de aula do mundo. Tendo feito diversos cursos com grandes nomes do digital (Ícaro de Carvalho, Pedro Sobral, Leandro Ladeira…) até cursos com grandes nomes do mercado tradicional (Robert Mckee, Stanford, Vabo), além de imergir no mercado internacional (Babson, Wharton, Tel Aviv University, Vale do Silício…)

    Além disso, você receberá acesso gratuito ao Fo.Co: Formação de Corretores, uma plataforma de educação continuada para treinar a sua equipe baseado no que existe de mais recente em técnicas de vendas.

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